Assunto

Turismo social

Contextualização

Segundo a Organização Internacional de Turismo Social (OITS), criada em 1963, o turismo social compreende quaisquer atividades que contribuam, de forma justa e sustentável, para um maior acesso a férias e atividades turísticas para todos. A atividade se constitui importante agente para o desenvolvimento econômico local e regional, além de parceiro promotor de programas assis- tenciais mundiais. Tendo em vista, sobretudo, propostas de integração pedagógica, humanitária e cultural. Com valores muito mais acessíveis do que o turismo comercial, em preços que podem variar entre 25% e 40% de economia, o turismo social tem angariado diversos adeptos ao redor do mundo. Diante de uma realidade tão alarmante como a da desigualdade social no País, o turismo social, de acordo com o Ministério do Turismo, tem como principal objetivo “promover a igualdade de opor- tunidades, o desenvolvimento das comunidades locais, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão social”.

Posicionamento

Defendemos a vertente educativa por meio da valorização da população local, da cultura e do meio ambiente nas ações de turismo social. Acreditamos na qualidade dos serviços, na inclusão social e no desenvolvimento de destinos turísticos fora do eixo tradicional como forma de ampliar os benefícios e potenciais econômicos do setor.